sábado, 13 de setembro de 2008

BOLO/TORTA DE BANANA

Tempo: 1h30
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: Médio
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
6 bananas-nanicas fatiadas no comprimento
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maisena
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
4 ovos
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (chá) de canela em pó
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) do açúcar e leve ao fogo, mexendo até caramelizar. Espalhe em uma fôrma redonda com 25cm de diâmetro com fundo fixo, forre com as bananas e reserve.
Em uma tigela, misture a farinha de trigo e a maisena.
No liqüidificador, bata o restante do açúcar e os demais ingredientes por 5 minutos. Acrescente à mistura de farinha e mexa bem.
Despeje sobre as bananas e leve ao forno, preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno e desenforme morno.

ENVELOPE DE FRANGO

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 25 unidades
Tempo: 1h30 (+2h de geladeira)
Ingredientes
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
2 gemas
Sal a gosto
1 tablete de manteiga (200g)
1 gema para pincelar
Recheio:
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 tomates picados
1 cubo de caldo de galinha
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 peitos de frango cozidos e desfiados
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque os ingredientes da massa e misture bem, formando uma massa lisa e homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e deixe fritar até dourar levemente, acrescente o tomate, o cubo de galinha, sal, pimenta, a salsa e deixe refogar até o tomate desmanchar. Acrescente o frango e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente a farinha dissolvida no leite, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Retire a massa da geladeira, abra com rolo e corte formando retângulos. Coloque o recheio no centro de cada retângulo e dobre ao meio apertando bem as laterais.
Coloque em assadeira, pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar.

BISCOITO DE POLVILHO

Esta receita é para você que nunca acreditou que o biscoito de polvilho é assado e não frito. Sequinhos e crocantes, eles são uma tentação.
Autor: Panelinha
Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 60 unidades
Ingredientes
500 g de polvilho azedo
1 copo (americano) de leite
1 copo (americano) de óleo de canola
1 copo (americano) de água
1 ovo
1 colher (sopa) de sal manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Preparo
1. Junte o polvilho e o sal numa tigela grande. Misture e reserve.
2. Coloque o leite e o óleo numa panela e leve ao fogo alto para ferver. Em seguida, retire do fogo e acrescente a mistura na tigela com o polvilho. Mexa rapidamente com uma colher, sem deixar esfriar. Misture até obter uma massa homogênea.
3. Adicione o ovo à massa e misture. Acrescente a água, aos poucos, até que a massa atinja uma consistência mais dura do que a massa de um bolo.
4. Transfira a mistura para uma batedeira e bata até obter uma massa homogênea. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
5. Retire a massa da batedeira e coloque-a num saco de confeitar. Para fazer os biscoitos, coloque o bico próximo à assadeira untada e enfarinhada e aperte o saco de confeitar, formando palitos ou argolas com a massa. Você pode fazer biscoitos no formato que desejar, mas cuide para que todos possuam a mesma forma e o mesmo tamanho, assim todos levarão o mesmo tempo para assar.
6. Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos.
7. Retire os biscoitos do forno e deixe esfriar bem. Guarde-os em recipiente com tampa hermética em local seco e arejado.

SALADA NIÇOISE

A clássica salada francesa é um ótimo coringa para a mesa do dia-a-dia. Ela é tão completa que pode ser servida até como prato principal.
Autor: Panelinha
Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4 porções
Para a salada
Ingredientes
1 lata de atum em conserva
1 maço de alface lisa
200 g de vagem
2 tomates médios
2 ovos
2 batatas médias
1/4 de pimentão verde
1/4 de pimentão vermelho
1/4 de pimentão amarelo
6 filés de anchovas em conserva
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes
1 colher (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Numa tigela com água e 1 colher (chá) de vinagre, deixe as folhas de molho por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas sem escorrer a água, assim as "sujeirinhas" ficam no fundo da tigela. Seque bem as folhas, pois a água dilui o molho.
2. Numa panela média, coloque 1 litro de água com 1 colher (sopa) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente as vagens e deixe cozinhar por 5 minutos. Prepare uma tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire as vagens da panela e transfira para a tigela, isso serve para cessar o cozimento. Quando esfriar, escorra.
3. Faça um corte em X na base de cada tomate. Na panela onde as vagens foram cozidas, coloque os tomates por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes.
4. Numa panela, cubra os ovos com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Descasque os ovos e corte-os em rodelas.
5. Descasque as batatas e corte em rodelas de 0,5 cm de espessura. Leve uma panela com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, coloque as batatas e deixe cozinhar por 3 minutos.
6. Corte os pimentões na metade no sentido do comprimento e retire as sementes com as mãos. Corte 1/4 de cada pimentão em tirinhas de 1 cm de espessura.
7. Arrume as folhas de alface numa travessa. Disponha os filés de anchovas, as azeitonas e todos os outros ingredientes de maneira harmoniosa. Salpique com a salsinha e regue com o molho. Sirva a seguir.
Para o molho
Ingredientes

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
5 colheres (sopa) de azeite de oliva sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Numa tigelinha, coloque a mostarda e o vinagre. Bata com um garfinho, enquanto acrescenta o azeite aos poucos. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

SALADA ITALIANA DE PÃO

Se você gosta de trocar o jantar por uma salada, esta receita é para você. Leva uma variedade de ingredientes que contêm vitaminas, minerais e até os carboidratos complexos do pão integral.
Autor: Panelinha
Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4
Para a salada
Ingredientes

4 fatias de pão integral
1/2 bulbo de erva-doce
1/2 cebola roxa
1 maço de rúcula
1 xícara (chá) de tomate-cereja
1/3 xícara (chá) de sementes de girassol
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
2. Numa tábua, corte o pão em cubos de 2 cm. Corte os tomates e a cebola ao meio. Fatie a cebola em rodelas. Pique a erva-doce e rasgue as folhas de rúcula com as mãos.
3. Numa assadeira, coloque as fatias de pão e as sementes de girassol. Regue com o azeite. Leve ao forno por 15 minutos até dourar, mexendo a cada 3 minutos. Reserve.
4. Espete o pimentão num garfo. Sobre a chama alta do fogão, coloque o pimentão. Deixe queimar até ficar preto. Transfira para uma tigela, cubra com um prato e deixe abafar por 15 minutos. Retire a pele queimada com o auxílio de uma colher. Repita o procedimento com o outro pimentão.
5. Numa tábua, corte os pimentões pela metade, retire as sementes e a pele branca. Corte-os em tiras finas. Reserve.
Para o molho
Ingredientes
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de alcaparras
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) de água
1/2 colher (chá) de orégano
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo
1. Espete os dentes de alho com a casca num garfo. Queime-os na chama do fogão por 4 minutos. Deixe esfriar e descasque-os.
2. Numa tábua, pique bem os dentes de alho. Pique as alcaparras até formar uma pasta.
3. Numa tigela, misture todos os ingredientes com batedor de arame ou um garfinho até obter um molho homogêneo. Reserve
Montagem
Numa tigela grande, misture todos os ingredientes delicadamente e regue com o molho. Sirva a seguir.

Nova Cozinha

Decidi por um blog só sobre receitas porque os meus cadernos de receitas eu sempre perco, são desorganizados, cheios de papeizinhos que acabo perdendo, etc.
E num blog isso nunca vai acontecer, não é mesmo?
E se eu quiser passar uma das minhas receitinhas para uma outra pessoa fica mais fácil com o blog (mesmo porque eu não decoro receitas).
Bom, vou postar receitas que já fiz e aprovei ou receitas que ainda quero experimentar. Posso postar receitas de sites ou blogs (onde geralmente vou buscar novidades já que não tenho tempo para assistir programas de culinária na TV).
É isso!!!
Tomara que fique bom.