SALADA NIÇOISE

A clássica salada francesa é um ótimo coringa para a mesa do dia-a-dia. Ela é tão completa que pode ser servida até como prato principal.
Autor: Panelinha
Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4 porções
Para a salada
Ingredientes
1 lata de atum em conserva
1 maço de alface lisa
200 g de vagem
2 tomates médios
2 ovos
2 batatas médias
1/4 de pimentão verde
1/4 de pimentão vermelho
1/4 de pimentão amarelo
6 filés de anchovas em conserva
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes
1 colher (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Numa tigela com água e 1 colher (chá) de vinagre, deixe as folhas de molho por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas sem escorrer a água, assim as "sujeirinhas" ficam no fundo da tigela. Seque bem as folhas, pois a água dilui o molho.
2. Numa panela média, coloque 1 litro de água com 1 colher (sopa) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente as vagens e deixe cozinhar por 5 minutos. Prepare uma tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire as vagens da panela e transfira para a tigela, isso serve para cessar o cozimento. Quando esfriar, escorra.
3. Faça um corte em X na base de cada tomate. Na panela onde as vagens foram cozidas, coloque os tomates por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes.
4. Numa panela, cubra os ovos com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Descasque os ovos e corte-os em rodelas.
5. Descasque as batatas e corte em rodelas de 0,5 cm de espessura. Leve uma panela com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, coloque as batatas e deixe cozinhar por 3 minutos.
6. Corte os pimentões na metade no sentido do comprimento e retire as sementes com as mãos. Corte 1/4 de cada pimentão em tirinhas de 1 cm de espessura.
7. Arrume as folhas de alface numa travessa. Disponha os filés de anchovas, as azeitonas e todos os outros ingredientes de maneira harmoniosa. Salpique com a salsinha e regue com o molho. Sirva a seguir.
Para o molho
Ingredientes

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
5 colheres (sopa) de azeite de oliva sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Numa tigelinha, coloque a mostarda e o vinagre. Bata com um garfinho, enquanto acrescenta o azeite aos poucos. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Comentários