domingo, 19 de novembro de 2017

Polenta com Molho Bolonhesa Vegano

Fonte: http://presuntovegetariano.com.br/receitas/vegan/polenta-com-molho-bolonhesa-vegano/#more-3449 (Acesso em 19/11/2017)


Ingredientes

2 xícaras (de chá) de fubá
2 xícaras (de chá) de água
2 dentes de alho grandes picados
1/2 xícara (de chá) de creme de cebola (sopa de cebola) – opcional, caso não quiser usar, adicione 1 dente de alho a mais
3 xícaras (de chá) de água
Sal a gosto
Óleo

Molho Bolonhesa de PTS (Sugestão):

2 dentes de alho grandes picados
1/2 cebola grande picada
1 xícara (de chá) de proteína de soja hidratada e escorrida
1/2 xícara (de chá) de pimentão picado
1 pacote de molho de tomate (340g)
1/2 xícara (de chá) de água
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/2 lata de milho e 1/2 lata de ervilha ( ou uma lata de dueto)
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
Sal a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo

Hidrate a proteína de soja e pique os ingredientes. Eu costumo colocar a proteína de soja em uma vasilha, cubro com o dobro de água em temperatura ambiente e deixo de molho até ficar macia, o que geralmente leva 10 minutos. Escorro, lavo bem (para tirar aquele gosto forte e característico dela) e em seguida espremo muito bem (para não ficar esponjosa).
Prepare o molho. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue os dentes de alho picados até dourar. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Adicione a proteína de soja, tempere com sal a gosto e adicione o pimentão picado. Refogue até a soja ficar levemente dourada, o que vai levar cerca de 5 minutos. Desta forma a proteína de soja ficará mais sequinha, e não borrachuda.
Adicione o molho de tomate, a água e deixe ferver. Acrescente as azeitonas, o milho e a ervilha e deixe cozinhando por uns 2 minutinhos.
Acrescente o cheiro verde picado, regue com azeite a gosto, misture, desligue e reserve.
Em uma vasilha, coloque o fubá e a água, mexa e deixe descansando por 10 minutos.
Em uma outra panela, alta de preferência, e em fogo médio, refogue os outros dentes de alho picados até dourar. Acrescente a água, tempere com uma pitada de sal, e acrescente o creme de cebola. Deixe ferver.
Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione a mistura do fubá com a água aos poucos e mexa sempre. Prove o sal e corrija se necessário. Você precisará misturar por cerca de 10 minutos, ou até a polenta estar cremosa e grossa.
Coloque em uma vasilha, cubra com molho e está pronto! (:

Dicas

  • Aconselho a comer a polenta enquanto está quentinha, que é quando está mais cremosa. Ela depois de fria fica firme. Não que isso seja ruim, varia de gosto para gosto. Caso não quiser comer ela fria, corte-a em pedaços e asse ou frite.
  • No lugar da água do preparo da polenta, você pode usar caldo de legumes. 1 tablete do industrializado ou fazer esta receita aqui de caldo caseiro.

Panquecas Veganas

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos finos
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
1 xícara (de chá) de farinha de trigo (usei com fermento, mas dá certo sem também!)
1/4 de xícara (de chá) de óleo ou azeite
1 colher (de sopa) de vinagre branco (maçã ou vinho)
1/2 colher (de chá) de sal, ou mais se você preferir

Cores

Verde: + 1 xícara (de chá) de couve manteiga picada
Vermelha: + 1 xícara (de chá) de beterraba ralada
Amarela: + 1 xícara (de chá) de cenoura ralada + uma pitadinha de açafrão (opcional)

Recheio

2 dentes de alho picados
1/2 cebola grande picada
1 xícara (de chá) de abobrinha brasileira picada
1 xícara (de chá) de brócolis picado
1 xícara (de chá) de tomates picados
1 xícara (de chá) de ervilhas congeladas
1/2 xícara (de chá) de cheiro verde picado
2 colheres (de sopa) de leite de coco
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque a aveia e a água. Bata por cerca de trinta segundos e deixe descansando por meia hora. Acrescente a farinha, o óleo, o vinagre e o sal e bata até virar uma mistura uniforme. Caso for necessário, misture com um garfo ou colher.
Se você quiser panquecas coloridas, adicione a quantidade dos ingredientes citada acima.
Esquente uma frigideira antiaderente em fogo médio por um minuto. Coloque um fio de óleo e com o auxílio de uma espátula, espalhe sobre a superfície. Adicione uma porção de massa suficiente para cobrir o fundo, e espalhe pela frigideira, mexendo-a de um lado para o outro ou com o auxílio de uma colher. Evite mexer muito, e espere fritar bem para poder virar, senão corre o risco de sua panqueca quebrar. Sua panqueca estará no ponto de virar quando tiver alguns pontinhos dourados na parte de baixo (veja o vídeo). Vire a panqueca de uma vez e espere o outro lado também fritar. Repita o processo com o restante da massa, e coloque as panquecas umas sobre as outras. Renderam 4 panquecas grandes.
Recheie com o que preferir, eu usei um refogadinho de legumes.
Cubra com o molho de sua preferência, e se sentir necessidade esquente para servir. Está pronto!
Para o recheio: Em uma panela, refogue o alho e a cebola até darem uma leve douradinha, acrescente a abobrinha e refogue até ela ficar al dente. Acrescente o tomate, o brócolis e refogue até este ficar macio. Tempere com sal e temperos a gosto e adicione as ervilhas congeladas, o leite de coco e misture até a ervilha descongelar. Adicione o cheiro verde picado, tempere com pimenta a gosto e tempere com sal, caso necessário. Está pronto!

Dicas

  • Uso xícaras e colheres medidoras nas receitas, para as medidas ficarem mais precisas! A xícara tem 240ml, enquanto uma colher de sopa tem 15ml!
  • Caso você quiser adicionar orégano, alecrim na massa, curry, pode por sem problemas!
  • Para fazer a massa colorida basta adicionar os ingredientes citados, e para fritar é o mesmo procedimento da massa normal.
  • Caso você quiser usar margarina ou azeite no lugar do óleo pode usar sem problemas!
  • É importante que sua panqueca esteja bem douradinha na hora de virar, caso contrário ela poderá se despedaçar.
  • A frigideira que eu usei era um pouco grande, tinha cerca de 25cm e era a única que eu tinha no momento, e na hora que eu flipava a panqueca, ela acabava quebrando devido ao peso. Então, caso você tiver uma frigideira menor, acredito que você conseguirá flipar suas panquecas com maior facilidade, e dispensará o uso da espátula.
  • Caso você quiser sua panqueca de cenoura mais amarelinha, adicione açafrão. Não vai interferir no gosto e sua panqueca vai ficar ainda mais bonita!
  • Fiz muitas panquecas para gravar, e como sobrou bastante, guardei em um potinho fechado na geladeira e lá ficou por dois dias! Ainda estavam boas para o uso (:
  • Infelizmente não tive tempo de testar panquecas integrais ou sem glúten, então se você tiver uma receita bacana, compartilhe aqui com a gente nos comentários?